Os cientistas acreditam ter descoberto a razão pela qual existe um "buraco gravitacional" no oceano Índico, de acordo com a emissora britânica BBC.
Durante anos, os especialistas se perguntaram por que uma área do leito marinho sob o oceano Índico, que abrange mais de cinco milhões de quilômetros quadrados, mergulha muito abaixo da área circundante, estando 106 metros abaixo da média global.
Os cientistas dizem que a atração gravitacional é baixa, o que faz com que o fundo do mar afunde, escreve na quarta-feira (5) a BBC.
Após analisar modelos simulados por computador dos últimos 140 milhões de anos, pesquisadores do Instituto Indiano de Ciência puderam ver como as placas tectônicas da Terra se movimentaram.
Em seu estudo, publicado na revista Geophysical Research Letters, Debanjan Pal e Attreyee Ghosh encontraram os restos de um antigo oceano 1.500 km abaixo da crosta terrestre, logo abaixo da África. Eles descobriram que em todas as simulações havia plumas de rocha derretida, possivelmente causadas por placas tectônicas que mergulhavam no manto, a parte imediatamente abaixo da crosta terrestre, que estava debaixo da África.
São essas plumas que os pesquisadores acreditam terem causado a fenda no oceano Índico.
Ao mesmo tempo, Himangshu Paul, do Instituto Nacional de Pesquisa Geofísica da Índia, contou ao portal New Scientist que ainda pode haver outros fatores por trás da existência do buraco gravitacional.