O achado, cujos resultados foram publicados na revista acadêmica Internet Archaeology, foi feito no condado de Kent, no sudeste do país. Os artefatos pré-históricos foram encontrados em uma encosta sobre o vale de Medway, em sedimentos profundos da Idade do Gelo.
Entre os utensílios desenterrados há dois objetos de sílex semelhantes a facas descritos por pesquisadores como "machados de mão gigantes". Estas ferramentas foram talhadas em ambos os lados para dar-lhes uma forma simétrica com gume.
"Descrevemos essas ferramentas como 'gigantes' assim que medem mais de 22 centímetros e temos duas deste tamanho. A maior, de 29,5 centímetros, é uma das maiores encontradas no Reino Unido", disse Letty Ingrey, autora do estudo.
Machados de pedra gigantes são descobertos em um local da Idade do Gelo em Kent, especialistas dizem que é tão grande que não sabem como as pessoas teriam usado a ferramenta de quase 30 cm há 300 mil anos. Escavações no vale de Medway revelaram artefatos pré-históricos em sedimentos da Idade do Gelo.
Acredita-se que o sítio onde os utensílios foram encontrados remonta a um período da pré-história precoce das ilhas britânicas quando os neandertais e as suas culturas começaram a emergir. Nesse sítio também foi descoberto um cemitério romano.
Arqueólogos sugerem que as pessoas enterradas aqui entre o século I e IV d.C. poderiam ser habitantes de uma vila próxima que pode ter ficado cerca de 850 metros ao sul. Dos 25 restos mortais encontrados, 13 foram cremados.