Ali Safaei, vice-ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano do Irã, anunciou no sábado (8) que 130.000 navios fizeram escalas nos portos do Irã anualmente, apesar das sanções impostas contra o país.
O executivo-chefe da Organização Marítima e de Portos (PMO, na sigla em inglês) referiu que houve investimento direto estrangeiro nas áreas de transporte, porto e logística, apesar das dificuldades, e espera que eles continuem no futuro.
"Além disso, conseguimos concentrar uma grande parte do investimento estrangeiro na construção do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul", mencionou ele, citado no sábado (8) pela agência iraniana Tasnim.
O ministro referiu que várias sessões de nível de especialistas e conversas frutíferas foram realizadas com os países vizinhos nos setores marítimo e portuário, incluindo uma reunião trilateral realizada recentemente entre Irã, Índia e Rússia.
Impedir o Irã de enviar seus navios para águas internacionais foi um dos principais objetivos dos inimigos do país, sublinhou Safaei, acrescentando que Teerã está equipada com a tecnologia mais moderna do mundo no setor de transporte.