Panorama internacional

Noruega transfere 1.000 novos drones Black Hornet à Ucrânia

O governo norueguês decidiu transferir para a Ucrânia mil novos conjuntos de veículos aéreos não tripulados, informou o Ministério da Defesa do reino nesta quarta-feira (12).
Sputnik

"A Ucrânia está muito satisfeita com as entregas norueguesas anteriores deste drone de reconhecimento, que foi desenvolvido em cooperação entre as Forças Armadas da Noruega e o Instituto Norueguês de Pesquisa de Defesa. O drone, chamado Black Hornet, é produzido na Noruega e agora fornecemos à Ucrânia mil novos conjuntos de drones", disse o ministro da Defesa, Bjorn Arild Gram, cujas palavras são citadas na mensagem.

Nota-se que as autoridades ucranianas solicitaram a transferência desse equipamento para utilização em conflitos armados.

"O drone norueguês, desenvolvido pela Teledyne FLIR, é líder de mercado mundial. É usado em vários países aliados, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. O drone é usado para reconhecimento e identificação de alvos", esclareceu o Ministério da Defesa norueguês.

De acordo com comunicado da pasta da Defesa norueguesa, os drones são fáceis de gerenciar, resistentes a influências externas, difíceis de detectar e particularmente adequados para a guerra urbana.
Por sua vez, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Operação militar especial russa
Noruega e Dinamarca acordam entrega de 9.000 projéteis de artilharia para a Ucrânia
Comentar