Panorama internacional

Rússia esclarece regime atual do transporte marítimo no mar Negro após cessação do acordo de grãos

Todas as embarcações que seguem no mar Negro para portos ucranianos serão consideradas potenciais transportadores de carga militar a partir das 0h00 de 20 de julho no horário de Moscou (18h00 de hoje no horário de Brasília), afirmou o Ministério da Defesa da Rússia, na quinta-feira (19).
Sputnik

"Os países das bandeiras de tais embarcações serão considerados participantes do conflito ucraniano do lado do regime de Kiev", observa-se no comunicado.

Além disso, alguns áreas marítimas no noroeste e sudeste das águas internacionais do mar Negro são declaradas temporariamente perigosas para o transporte marítimo.

"Avisos de informações relevantes sobre a retirada de garantias de segurança para navegadores são emitidos no devido tempo", acrescentou o Ministério da Defesa russo.

Nesta segunda-feira (17) a Rússia notificou oficialmente a Turquia, Ucrânia e a ONU de que se opõe à extensão do acordo de grãos. Isto significa revogação de garantias russas para a segurança da navegação e encerramento do corredor marítimo humanitário no noroeste do mar Negro.
Kiev espera continuar o fornecimento de grãos pelo mar Negro sem a participação da Rússia. O presidente ucraniano Vladimir Zelensky disse que discutiu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a retomada dos abastecimentos.
Panorama internacional
MRE da Rússia aponta condição para retorno à discussão do acordo de grãos
Comentar