Duas empresas de defesa turcas apresentam novos sistemas de defesa antiaérea e combate terrestre não tripulado na exposição IDEF, em Istambul, Turquia, que começou na terça-feira (25).
Sistema de defesa antiaérea Gurz
A Aselsan, a maior empresa de defesa da Turquia, especializada em sistemas de eletrônica militar, disse no sábado (23) que lançou o sistema de defesa antiaérea Gurz, projetado para proteger unidades estacionárias, bem como comboios militares em movimento.
Ele poderia atingir alvos de muito baixa ou baixa altitude, como munições de artilharia ou mísseis, drones, helicópteros e caças a jato.
A arma é "uma resposta ao aumento da necessidade de possuir recursos com capacidade de manobra estratégica", segundo a Aselsan.
Alguns analistas compararam a arma da montadora a uma versão avançada do Pantsir russo, um sistema de defesa antiaérea autopropulsado e de médio alcance.
A empresa de software militar Havelsan, por sua vez, informou que entregou seu veículo terrestre não tripulado Barkan aos militares turcos, afirmando ter testado o equipamento ao longo do último ano e meio, incorporando uma arma de 12,7 mm. A empresa planeja ainda atualizar o sistema com lançadores de granadas e outras variantes de projéteis.
A montadora ainda produziu o Barkan II, uma versão avançada do veículo com mobilidade aprimorada. Ele tem uma capacidade de peso redobrada e é equipado para transportar armas pesadas.
A exposição termina na sexta-feira (28).