"Os membros da nossa organização BRICS não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros. Isso também se aplica à esfera financeira", disse o presidente da Rússia.
O líder russo também acrescentou que os pagamentos usando as moedas nacionais no comércio entre os países do BRICS estão se expandindo, e o Novo Banco de Desenvolvimento pode desempenhar um papel nessa questão.
"Sabemos que há a questão de liquidez do banco, há algumas ideias [...]. As relações entre nossos países do BRICS estão se desenvolvendo [com o uso de] moedas nacionais, os pagamentos estão aumentando. Acho que o banco também poderia desempenhar um papel no desenvolvimento da direção do trabalho conjunto", acrescentou Putin.
Além disso, o mandatário russo afirmou durante a reunião que o dólar hoje é usado no mundo como um instrumento de luta política.
Ao mesmo tempo, ele destacou a importância do desenvolvimento da instituição financeira que é o BRICS.
"Nas condições atuais, não é fácil fazer isso, tendo em mente o que está acontecendo nas finanças do mundo e o uso do dólar como instrumento de luta política", disse Putin.
Conforme o comunicado do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff vai participar nas atividades da Segunda Cúpula Rússia-África e Fórum Econômico e Humanitário em São Petersburgo, na Rússia.
A presidente do NBD vai discursar na sessão plenária do fórum, dirigindo-se a chefes de Estado e outras autoridades dos países africanos.
Dilma Rousseff também vai realizar reuniões com dois chefes de Estado dos países-membros do BRICS - da Rússia e da África do Sul. Nota-se que as reuniões bilaterais vão ser organizadas no âmbito de preparações para a cúpula do BRICS prevista para agosto na África do Sul.