O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, voaram para a Austrália na sexta-feira (28), onde mantiveram conversações com os ministros australianos da Defesa Richard Marles e das Relações Exteriores Penny Wong sobre o reforço da cooperação na região do Indo-Pacífico.
"Estamos implementando várias iniciativas mutuamente benéficas com a indústria de defesa da Austrália, incluindo o compromisso de ajudar a Austrália a produzir sistemas de lançamento múltiplo de foguetes guiados [GMLRS, na sigla em inglês] até 2025", disse Austin.
Segundo ele, os EUA também acelerarão o acesso da Austrália a munições prioritárias por meio de um processo de aquisição simplificado.
Além disso, os Estados Unidos envolverão a Austrália na manutenção, reparo e recuperação de munições críticas para o Exército americano.
Por sua vez, o ministro da Defesa australiano Richard Marles disse: "Esperamos que a produção de mísseis comece na Austrália dentro de dois anos".
"Saudamos as medidas que estão sendo tomadas para estabelecer uma fábrica de armas e munições guiadas no nosso país", acrescentou ele.
Além disso, segundo o ministro da Defesa australiano, "foi assumido um compromisso para aumentar a presença de forças americanas em nossas bases do norte, para aumentar o número de patrulhas marítimas e aeronaves de reconhecimento" e para "aumentar o número de escalas de submarinos nucleares americanos em nossas águas".