Panorama internacional

Putin ao líder da África do Sul: tenho certeza que cúpula do BRICS será realizada no mais alto nível

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje (29) na reunião com o líder da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em São Petersburgo que as relações entre os dois países são estratégicas, e expressou confiança de que a cúpula do BRICS será realizada no mais alto nível.
Sputnik
Vladimir Putin destacou a colaboração estreita e construtiva dentro do grupo BRICS para aprofundar a parceira estratégica de todos os cinco países-membros.

"Estou certo de que o encontro que estão preparando terá lugar ao mais alto nível. Não tenho nenhumas dúvidas disso. Faremos tudo para ajudá-lo e apoiá-lo", acrescentou Putin.

Além disso, as relações entre a Rússia e África do Sul são estratégicas e estão se tornando mais intensas, o volume de negócios cresceu 16,4% no ano passado, sublinhou o presidente russo durante a reunião.
Putin também observou que há um diálogo político multinível entre os países, as relações comerciais e econômicas estão se desenvolvendo.

"Em 2022 as trocas comerciais demonstraram um bom crescimento – 16,4%. Mas também acho que os números absolutos poderiam ser maiores, mas já US$ 1,3 bilhão [R$ 6,15 bilhões] já é, em princípio, um valor apreciável", disse Putin.

Entre as áreas promissoras para cooperação, o líder russo nomeou a energia, indústria, agricultura, ciência e inovação.
Ao mesmo tempo, o líder russo informou que a discussão da situação na Ucrânia terminou cerca das duas horas da manhã e que o trabalho com os países africanos foi produtivo.

"Terminamos bem tarde ontem à noite, era 01h30 da manhã em Moscou [19h30 de sexta-feira em Brasília]. Mas trabalhamos de maneira muito ativa e, na minha opinião, produtiva. Parece-me que tanto as nossas relações bilaterais como as nossas relações com o continente africano no seu conjunto se beneficiaram, em grande medida por sua causa, senhor presidente, porque esteve muito ativamente envolvido na preparação deste encontro", disse Putin em uma reunião com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

Por sua vez, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, agradeceu à Rússia durante o encontro com Vladimir Putin por ajudar a organizar a próxima cúpula do BRICS, e destacou que os representantes russos estão participando de sua preparação.
"Estamos aguardando com impaciência a realização bem-sucedida da cúpula", ressaltou o presidente Ramaphosa.
O presidente da África do Sul também declarou que está satisfeito por trabalhar com uma pessoa tão trabalhadora como o presidente russo Vladimir Putin.
Falando sobre a cooperação entre a África e a Rússia, o líder sul-africano observou que essa colaboração é baseada no respeito mútuo e na consideração dos interesses uns dos outros.

"Em tempos, a URSS e a África tiveram excelentes relações, estou feliz por continuarem assim também agora entre o nosso continente e a Rússia", enfatizou ele.

Panorama internacional
Putin: Rússia e África concordam em aumentar comércio bilateral em moedas nacionais
Comentar