Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou os militares e os veteranos das Tropas Aerotransportadas do país por sua festa corporativa, o texto do discurso foi publicado no site do Kremlin.
"Muitas gerações de soldados e oficiais da lendária 'infantaria alada' [...] das Forças Armadas de nosso país, sempre cumpriram honradamente seu dever, mantiveram sagradamente a lealdade ao juramento e à fraternidade de armas", declarou o líder russo.
Ele acrescentou que hoje os paraquedistas que participam da operação militar especial na Ucrânia continuam dignamente as tradições patrióticas das Tropas Aerotransportadas.
Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, assinalou o heroísmo incomparável dos paraquedistas que participam da operação especial. Segundo o ministro, os soldados da "infantaria alada" sempre foram um modelo de verdadeiro patriotismo, de lealdade ao juramento militar e ao dever.
A celebração do Dia das Tropas Aerotransportadas da Rússia realiza-se a cada 2 de agosto em honra do desembarque aéreo de um grupo de paraquedistas durante um exercício militar russo realizado na cidade russa de Voronezh em 2 de agosto de 1930.
As VDV são um ramo independente das Forças Armadas da Rússia – não sendo parte do Exército ou da Força Aérea – com um comando próprio, e têm também uma força de infantaria mecanizada. As Tropas Aerotransportadas da Federação da Rússia incluem divisões aerotransportadas e de assalto aerotransportado, brigadas aerotransportadas de assalto, unidades para fins especiais, unidades de apoio e instituições de ensino.
Além disso, as unidades dessas tropas são destinadas a contornar o inimigo pelo ar e cumprir tarefas em sua retaguarda rompendo a cadeia de comando das tropas, captura e destruição de elementos terrestres de armas de alta precisão, interrupção do avanço e desdobramento de reservas, interrupção das operações de retaguarda e vias de comunicações, bem como a cobertura (defesa) de determinadas direções, áreas e flancos abertos, bloqueio e destruição de tropas inimigas desembarcadas por via aérea, grupos inimigos que penetraram as defesas e outras tarefas.
Hoje, as Tropas Aerotransportadas são altamente móveis, equipadas com modelos modernos de armamento e equipamento militar, são um ramo de tropas da Federação da Rússia que se desenvolve dinamicamente, capaz de executar tarefas de qualquer complexidade e em qualquer situação.