"Claro, [o diálogo] está em andamento. Paralelamente, também estamos em diálogo com a Rússia, com agências específicas. O senhor presidente [Erdogan] enfatizou repetidamente a importância desta iniciativa para os países necessitados", disse a fonte quando perguntada se Ancara estava em negociações com parceiros ocidentais para remover os obstáculos à exportação de produtos alimentícios russos e amônia.
"Continuaremos a trabalhar arduamente e de forma constante para acabar com o conflito na Ucrânia e alcançar uma paz equitativa [...]. Como Estado-membro da Convenção de Montreux, nossa prioridade fundamental será garantir a paz, especialmente no mar Negro, e combater qualquer tentativa de ameaçá-lo", disse Fidan na Conferência dos Embaixadores Turcos em Ancara.
"Os países mais pobres que não recebem o grão estão pagando o preço mais alto", disse ele em entrevista a um jornal italiano. "Não sei quanto os africanos compraram. O Egito definitivamente [comprou] muito. Mas os preços do trigo e do grão estão aumentando, esse é o principal problema. Um acordo precisa ser feito pela Rússia e pela Ucrânia, intermediado pela Turquia, o único país que sabe que pode fazê-lo. [O presidente russo, Vladimir] Putin irá para Turquia em agosto e espero que um acordo seja feito", disse Tajani.