As novas munições russas formadoras de aerossol (AOB, na sigla em russo) serão capazes de ocultar equipamentos militares de armas de precisão guiadas por radar, anunciou o CEO interino de uma empresa de criação de dados de um instituto russo, em uma entrevista à Sputnik.
"As armas de alta precisão [AAP] estão sendo constantemente aperfeiçoadas, mas as munições de aerossol também estão se desenvolvendo. Embora ainda há pouco tempo nossas AOB se defendiam contra AAP com três sistemas de orientação – laser, óptico e térmico, agora elas também podem resistir a armas de alta precisão com um sistema de orientação por radar", contou Anton Semenyako, do Instituto Central de Pesquisa Científica de Engenharia de Precisão (TsNIItochmash, na sigla em russo).
Além disso, revelou, o número de cassetes nas novas munições foi significativamente aumentado, o que possibilita a criação de uma cortina mais densa de interferência combinada de aerossol-dipolo.
Semenyako explicou que os sistemas de orientação das AOB devem periodicamente "refinar" sua rota até o alvo durante o voo.
"A cortina de aerossol não permite que a ogiva de orientação da AAP realize esse refinamento, e então a munição se afasta do curso ou, ao mudar para o controle inercial, reduz sua precisão de alvo. Os testes mostraram que o uso das AOB aumenta significativamente a capacidade de sobrevivência dos veículos blindados no campo de batalha: o princípio declarado de 'uma munição, um alvo' não funciona", detalhou.