Murat Akar, professor de arqueologia da Universidade Hatay Mustafa Kemal, disse à agência turca Anadolu que uma equipe de 25 membros encontrou a tabuleta de argila com inscrição cuneiforme na língua acádia em um túmulo no montículo Accana, na antiga cidade-Estado de Alalakh, na província turca de Hatay.
Alalakh foi a maior cidade da região durante a Idade do Bronze média e tardia (2200 a.C. – 1300 a.C.). Os terremotos que ocorreram no início de fevereiro deste ano causaram grande destruição em Hatay e também afetaram o local histórico, que foi determinado como sendo a localização de Alalakh, a capital do Reino de Muquis.
A primeira análise da placa em acádio revelou informações sobre um acordo feito por Yarim-Lim, o primeiro rei conhecido de Alalakh, para comprar outra cidade.
Tabuleta de argila com inscrição cuneiforme de 3.800 anos descoberta por arqueólogos no sul da Turquia
© Foto / Universidade Hatay Mustafa Kemal
O professor Akar disse que a tabuleta não está danificada, descrevendo a descoberta de "muito emocionante".
"Isso prova que esses reis tinham o poder econômico e o potencial para comprar outra cidade naqueles tempos", disse ele.
"O trabalho se revelou como um exemplo extremamente único, especialmente para decifrar a estrutura econômica daquele período, a relação entre as cidades, o modelo econômico e político", explicou ele.