Panorama internacional

'Ameaça da paz na Ásia são os Estados Unidos, não a Coreia do Norte', diz embaixador russo na ONU

Washington convocou membros do Conselho de Segurança da ONU para uma reunião a qual o diplomata russo classificou como "cínica e hipócrita", visto que a ideia é desviar o verdadeiro motivo sobre a fonte de ameaças na região.
Sputnik
Os próprios Estados Unidos ameaçam a paz e a segurança no nordeste da Ásia, mas estão tentando desviar a atenção disso convocando reuniões do Conselho de Segurança da ONU, disse o representante permanente da Rússia na organização, Vasily Nebenzya, hoje (25).
"A convocação da reunião de hoje [25] nada mais é do que uma tentativa cínica e hipócrita dos Estados Unidos de aumentar a pressão sobre Pyongyang e desviar a atenção das ações imprudentes e crescentes de Washington e dos seus aliados na região, que são a verdadeira fonte de ameaças para a paz e segurança internacionais", disse Nebenzya na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Washington, acrescentou ele, "da maneira tradicional, muda as setas e culpa os outros, não admitindo a responsabilidade pela escalada no nordeste da Ásia".
"É claro que os Estados Unidos, como esposa de César, estão fora de qualquer suspeita", disse Nebenzya.
O embaixador também chamou atenção para o fato de que o reforço da cooperação de segurança entre EUA, Japão e Coreia do Sul no nordeste asiático pode levar à implantação de armas nucleares na região.
O diplomata russo ainda sublinhou que tais ações são as razões da "degradação da situação na região".
Comentar