A Turquia e os EUA realizaram seus maiores exercícios militares conjuntos em pelo menos sete anos, em um sinal de aparente melhoria dos laços bilaterais, cita na segunda-feira (28) a agência norte-americana Bloomberg.
O maior porta-aviões do mundo chega a Antália.
Esta visita ao porto é a quarta parada do navio durante seu deslocamento para a área de operações das Forças Navais dos EUA na Europa (NAVEUR [na sigla em inglês]) e oferece uma oportunidade de aprimorar a forte parceria entre os EUA e a Turquia.
O USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, visitou na sexta-feira (25) a cidade portuária turca de Antália. Os exercícios navais e de combate conjuntos, que envolveram caças F-16 turcos e F-18 dos EUA marcaram os maiores exercícios conjuntos desde que os laços bilaterais atingiram um ponto baixo após uma tentativa fracassada de golpe contra o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em 2016, de acordo com Ancara.
Três fontes contaram à Bloomberg que os exercícios da semana passada, juntamente com a visita de uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA, mostram que ambos os lados estão buscando reconstruir a aliança de longa data. Segundo elas, a Turquia quer marcar uma reunião entre Erdogan e o presidente americano Joe Biden nos bastidores da cúpula do G20 em Nova Deli, Índia.
Jeff Flake, embaixador dos EUA na Turquia, visitou o USS Gerald R. Ford, o mais novo porta-aviões da Marinha dos EUA que chegou a Antália. Ele percorreu o navio para observar as atividades do porta-aviões de última geração no mar e se reuniu com o comandante, capitão Rick Burgess.
As autoridades americanas também convidaram Selcuk Bayraktar, que liderou o desenvolvimento dos drones Bayraktar na Turquia, para o porta-aviões em um gesto simbólico.
Além disso, a delegação bipartidária dos EUA realizou na sexta-feira (25) conversações em Ancara.