Empreiteira britânica BAE anuncia centro de produção de equipamento militar na Ucrânia

A empresa tem sido uma das principais fontes de ajuda militar a Kiev, e Zelensky declarou que "as melhores armas" devem ser produzidas na Ucrânia.
Sputnik
A empreiteira britânica BAE Systems está criando uma sucursal de produção na Ucrânia, noticiou na sexta-feira (1º) o jornal britânico The Guardian.
A BAE disse que trabalharia diretamente com Kiev de forma a explorar possíveis parceiros para um plano de produção de armas de artilharia leve de 105 mm na Ucrânia, e que assinou acordos com seu governo para ajudar a aumentar o fornecimento de armas e equipamentos.
"As melhores armas que estão atualmente ajudando nossos guerreiros a defender a Ucrânia devem ser produzidas na Ucrânia", disse Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, após uma reunião com Charles Woodburn, CEO da empresa.
"O desenvolvimento de nossa própria produção de armas é uma prioridade máxima", acrescentou o líder ucraniano.
Panorama internacional
Empreiteiras ocidentais deslocam centros de produção para o Japão, relata mídia
A BAE tem fabricado grande parte dos equipamentos militares que o Reino Unido forneceu à Ucrânia. O Reino Unido é um dos maiores fornecedores de defesa para a Ucrânia, e em maio se tornou o primeiro país a começar a fornecer a Kiev mísseis de cruzeiro de longo alcance.
A BAE já está fornecendo treinamento e serviços de reparação para as Forças Armadas da Ucrânia.
Zelensky disse em maio que Kiev e Londres estavam trabalhando na abertura de um escritório da BAE na Ucrânia.
Anteriormente, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
Comentar