Panorama internacional

General: Ocidente não fornece armas modernas à Ucrânia por medo de serem capturadas pela Rússia

A transferência de equipamentos com tecnologia moderna para a Ucrânia levará a uma situação em que essa tecnologia pode cair nas mãos da Rússia, por isso o Ocidente fornece principalmente veículos mais antigos, disse o ex-chefe da Inteligência do Estado-Maior da Finlândia, major-general aposentado Pekka Toveri, ao jornal Ilta-Sanomat.
Sputnik
Comentando a captura pela Rússia de veículos blindados de transporte XA-180 Pasi, Toveri sugeriu que é improvável que os especialistas russos encontrem algo que represente particular interesse. Segundo ele, estes são "veículos blindados convencionais, equipamento militar básico".
As decisões dos EUA e de outros países ocidentais de entregar tais armas para a Ucrânia são explicadas pelo receio bastante fundamentado de que as mais recentes tecnologias militares ocidentais possam cair nas mãos dos militares russos.

"Ninguém quer transferir as mais recentes versões da tecnologia militar para os russos. Não vale a pena correr este risco. Em particular, os códigos de criptografia usados nos sistemas de controle são informações confidenciais", declarou Toveri.

O general observou também que esta é uma das razões pelas quais, por exemplo, os tanques M1 Abrams não foram entregues até agora à Ucrânia: EUA estão reparando veículos blindados de gerações anteriores e substituindo a tecnologia mais recente por outra "ligeiramente desatualizada".
Operação militar especial russa
'Simplesmente não ouvem': ex-oficial dos EUA critica duramente Forças Armadas ucranianas
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin observou que o Exército ucraniano não tem obtido resultados e que os seus patrocinadores ocidentais estão claramente desapontados com o andamento da "contraofensiva". Segundo ele, nem o fornecimento de armas e munições, nem o envio de milhares de mercenários e conselheiros ajudam Kiev.
Comentar