О sistema estratégico Sarmat entrou em serviço de combate, disse nesta sexta-feira (1º) o diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov.
"O sistema de mísseis estratégicos Sarmat é colocado em alerta de combate", afirmou Yuri Borisov durante a maratona Partilhe seus conhecimentos.
A entrada em serviço do sistema de mísseis estratégicos Sarmat aumentará o poder da tríade nuclear russa, disse o analista militar Igor Korotchenko à Sputnik.
"O Sarmat é capaz de atacar através do Polo Norte e do Polo Sul. Este míssil transporta de dez a 15 ogivas guiadas individualmente e um sistema de defesa antimíssil avançado, de acordo com várias estimativas. Sem dúvida, o Sarmat aumentará as capacidades e a estabilidade do grupo de forças nucleares estratégicas russas para dissuadir agressores potenciais", afirmou Korotchenko.
Na situação militar e política atual, seria conveniente reavivar o projeto do "comboio de mísseis" – complexo de mísseis ferroviários Barguzin, de acordo com ele.
"Barguzin, devido à incerteza de sua posição na área posicional de Moscou a Vladivostok e à inacessibilidade dos meios de reconhecimento por satélite do potencial inimigo para revelar sua localização, dará uma contribuição significativa para o potencial de ataque de retaliação, tornando-se um fator importante para garantir a invulnerabilidade estratégica das forças nucleares russas", sublinhou Korotchenko.
Sarmat é o sistema de míssil balístico intercontinental de propulsão por combustível líquido, que pesa mais de 200 toneladas. O Sarmat foi projetado para substituir o míssil R-36M2 Voevoda.