Na África do Sul, arqueólogos descobriram pegadas de 153 mil anos em maio de 2023. Agora, os pesquisadores identificaram o que parecem ser pegadas humanas de alguém usando sandálias de 100 mil anos atrás.
Evidências arqueológicas mostram que os primeiros hominídeos e neandertais usavam diferentes formas de envolvimento grosseiro de pés. No entanto, o calçado feito para durar é diferente e é um achado raro. Quando foi encontrado preservado, o couro macio do calçado logo endureceu em contato com o ambiente circundante.
Além disso, os pesquisadores acreditam que a história da confecção de roupas antecede as evidências sobreviventes, sendo muito difícil identificar o momento em que os humanos antigos realmente começaram a usar sapatos.
Arqueólogos podem ter encontrado evidências de humanos usando sapatos há mais de 100.000 anos, mas distinguir as pegadas deixadas por pés descalços e calçados é complicado.
Agora, os arqueólogos encontraram evidências que sugerem que as pessoas estavam realmente usando calçado antes do período Neolítico. As pegadas extraordinariamente preservadas na África do Sul podem ter sido feitas por pessoas usando esses sapatos.
Como a exploração e o estudo nessa direção são novos, Charles Helm e seus colegas não chegaram a uma conclusão. Enquanto isso, eles estão se concentrando na criação de um método de distinguir de forma confiável as pegadas.
Os cientistas continuam a questionar se os nossos primeiros antepassados humanos realmente fizeram e usaram calçado como sandálias há 100 mil anos. Segundo os arqueólogos, os nossos antepassados são conhecidos por terem usado calçado bruto.