O Palácio do Planalto confirmou os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos) para ocupar, respectivamente, os ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos.
A notícia foi anunciada em nota oficial, divulgada nesta quarta-feira (6), pelo Palácio do Planalto. Segundo a nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os deputados para os respectivos cargos em uma reunião que contou com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ambos os deputados aceitaram o convite.
A ascensão de Fufuca e Costa Filho faz parte de uma mudança no quadro de ministros, promovida por Lula, para acomodar aliados do centrão em cargos do alto escalão do governo. Entre os partidos que demandam mais espaço no governo estão o União Brasil, o Partido Progressista (PP) e o Republicanos.
Ao atender à demanda, Lula visa garantir a permanência das legendas na base aliada do governo, bem como apoio em votações de pautas no Congresso.
Na última terça-feira (5), Ana Moser foi informada de que seria demitida do cargo de ministra do Esporte. O anúncio foi dado em uma reunião com Lula, em Brasília. Moser era um dos nomes técnicos anunciados pelo petista para compor seu governo. Ela foi a segunda ministra demitida. Antes, Daniela Carneiro tinha sido dispensada do Ministério do Turismo, sendo substituída por Celso Sabino (União Brasil).