As Forças Armadas da Rússia realizaram seis ataques em grupo na última semana contra a infraestrutura militar da Ucrânia, incluindo bases de treinamento para sabotadores e terroristas do Corpo de Voluntários Russos, informou no sábado (9) o Ministério da Defesa russo.
"[...] De 2 a 9 de setembro deste ano, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram seis ataques em grupo com armas de alta precisão de longo alcance baseadas no ar e no mar, bem como veículos aéreos não tripulados, nas seguintes instalações: serviço de reconhecimento radiotécnico da Ucrânia, infraestrutura portuária, produção de lanchas não tripuladas, depósitos de munição e de armas ocidentais, de combustível, e em bases de treinamento para grupos de sabotagem das Forças Armadas da Ucrânia e terroristas do chamado Corpo de Voluntários Russos", disse o ministério.
Os ataques afetaram as forças ucranianas nas direções de Kherson e Zaporozhie, mencionou o Ministério da Defesa.
Segundo ele, na última semana a Frota do Mar Negro da Rússia destruiu três lanchas não tripuladas ucranianas que tentaram atacar a Ponte da Crimeia, e quatro lanchas rápidas com até 50 militares das forças especiais do inimigo a oeste da Crimeia. Além disso, foram aniquilados um avião MiG-29, um helicóptero Mi-8 e um sistema de mísseis antiaéreos S-300PS na região de Zaporozhie.
O ministério russo continuou que na direção a sul de Donetsk e na direção de Kupyansk as forças de Kiev perderam cerca de 1.655 militares, 61 veículos militares e 17 peças de artilharia, inclusive às mãos do agrupamento de tropas Zapad (Oeste).
Ao mesmo tempo, os agrupamentos de tropas Tsentr (Centro) e Yug (Sul), nas direções de Krasny Liman e Donetsk, infligiram no inimigo baixas que totalizaram mais de 2.550 efetivos, além de 96 veículos militares e 30 peças de artilharia, rechaçando ainda 12 ataques adversários na direção de Krasny Liman.
Enquanto isso, na última semana, na direção de Kherson os soldados ucranianos perderam 355 militares, 32 veículos e 12 peças de artilharia. As Forças Armadas da Ucrânia conduziram ainda 39 ataques na direção de Zaporozhie, todos os quais foram rechaçados, explica o Ministério da Defesa da Rússia, notando a eliminação de 845 combatentes inimigos, além de 27 veículos militares, incluindo um tanque Challenger.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 467 aviões militares, 248 helicópteros, 6.540 veículos aéreos não tripulados, 436 sistemas de defesa antiaérea, 11.742 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.149 lançadores múltiplos de foguetes, 6.306 peças de artilharia de campanha e morteiros e 12.840 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.