Panorama internacional

Navios de guerra dos EUA e do Canadá transitam pelo estreito de Taiwan; China cita 'exagero público'

A ação marca a segunda missão conjunta desse tipo desde junho e coincidindo com a participação dos líderes dos dois países na cúpula do G20 na Índia.
Sputnik
Um navio de guerra dos Estados Unidos e um do Canadá navegaram pelo estreito de Taiwan neste sábado (9), disse a Marinha dos EUA.
A 7ª Frota da Marinha dos EUA disse que o destróier de mísseis guiados USS Ralph Johnson e o HMCS Ottawa do Canadá conduziram um trânsito "rotineiro" "através de águas onde as liberdades de navegação e sobrevoo em alto mar se aplicam de acordo com o direito internacional", relata a Reuters.
"O trânsito bilateral de Ralph Johnson e Ottawa através do estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos e dos nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto", acrescentou a Marinha dos EUA em um comunicado.
Embora os navios de guerra norte-americanos transitem pelo estreito uma vez por mês, é incomum que o façam com os de outros aliados, destaca a mídia. A China condenou o trânsito acusando os navios de realizarem "exageros públicos" no estreito, que separa Taiwan da China, reivindicada pelos chineses.
O Comando do Teatro Oriental do Exército Popular de Libertação da China (ELP) disse que as suas forças monitorizaram os navios e "trataram" da situação de acordo com a lei e os regulamentos.
Panorama internacional
Avião espião dos EUA sobrevoa estreito de Taiwan em meio às tensões na região
Comentar