Panorama internacional

EUA nunca enviaram armas à Palestina, apesar do bloqueio israelense, diz ministro palestino

Um membro importante da Organização para a Libertação da Palestina explicou a situação em torno das hostilidades palestino-israelenses e desmistificou o que disse ser a propaganda dos dois lados.
Sputnik
Ahmad Madjalani, ministro palestino do Desenvolvimento Social e membro do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), falou com a Sputnik sobre a situação dos palestinos em meio aos confrontos com as forças israelenses.
Ele negou as informações da mídia israelense de que os EUA estão enviando armas e munições para a cidade palestina de Ramallah. Para Madjalani, tais declarações são uma tentativa de semear a discórdia na sociedade palestina.
"Os EUA nunca nos ajudaram na história das tentativas palestinas de estabelecer seu próprio Estado com funcionamento normal, absolutamente nada. Por isso, ouvir os israelenses dizerem nesse sentido que Washington está supostamente fornecendo armas à Autoridade Palestina com a permissão do próprio [premiê israelense Benjamin] Netanyahu é surpreendente e simplesmente ridículo", avaliou.
Panorama internacional
Biden envia Sullivan a Riad para tentar acordo Arábia Saudita-Israel visando concessão à Palestina
Além disso, destacou ele, devido ao bloqueio de Israel, não é possível retirar algumas das armas palestinas do território do Jordânia por 15 anos, que Tel Aviv vê como perigo para si mesmo, e impede de chegar por meio do bloqueio.
"Sei que essa notícia foi discutida não apenas pela mídia israelense, criticando os Acordos de Oslo, que permitem tal mecanismo. Só que ele nunca funcionou por causa do bloqueio israelense, eles se esqueceram disso. Alguns grupos palestinos pegaram a notícia e a passaram como verdadeira. Eles sabem que é tudo mentira, mas estão tentando parecer melhores: mais fortes, mais bem armados. Mas brincar com falsidades não lhes trará nenhuma credibilidade na sociedade palestina, pelo contrário, apenas a enfraquecerá."
Comentar