O ministro ainda acrescentou que "este é mais um elemento das sanções impostas à Rússia e aos seus cidadãos em conexão com a guerra brutal na Ucrânia [...]".
"Esta proibição na fronteira polonesa será aplicada a partir de amanhã [17] e entrará em vigor às 00h00 [19h00 horas de Brasília] desta noite", disse Kaminski em uma conferência de imprensa hoje (16) em Terespol, na fronteira com a Belarus.
De acordo com a Reuters, Kaminski disse que a decisão foi tomada após a publicação, em 8 de setembro, das diretrizes da Comissão Europeia para proibir a entrada de carros registrados na Rússia na UE. Caminhões com registro russo já estão proibidos de entrar na Polônia desde maio.
Além das políticas antirrussas, Varsóvia tem estado em constante tensão com Belarus, e planeja enviar mais de dez mil soldados para fronteira com o país.
O Estado polonês também tem se alinhado com os Estados Unidos cada vez mais, mesmo que Washington já tenha declarado em agosto que seu atrito com Belarus não é motivo para evocar o Artigo 5 da OTAN – ação que acontece quando um membro da aliança é ameaçado por outro Estado militarmente.