Panorama internacional

Pequim chama declarações de Baerbock sobre 'ditador' Xi Jinping de absurdas e provocativas

As declarações da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, de que o presidente chinês, Xi Jinping, é um "ditador" são absurdas e uma provocação política flagrante, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18).
Sputnik
Uma vitória russa seria "um sinal para os ditadores desse mundo, como Xi" Jinping, disse Baerbock em uma entrevista ao canal de TV norte-americano Fox News, discutindo como ela vê o fim do conflito na Ucrânia.

"O lado chinês expressa forte insatisfação com as observações respectivas do lado alemão e se opõe fortemente a elas. As declarações do lado alemão são absolutamente absurdas, prejudicam seriamente o prestígio político da China e são uma provocação política flagrante", disse Mao Ning quando solicitada a comentar as declarações de Baerbock.

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial na Ucrânia com o objetivo de proteger as pessoas que tinham sofrido abusos e genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos.
Panorama internacional
Novo drone de combate que vem equipado com mísseis é revelado na China (FOTO)
Ele observou que a operação especial foi uma medida forçada, a Rússia "não teve chance de fazer o contrário, havia tais riscos de segurança que era impossível responder por outros meios".
De acordo com ele, a Rússia vem tentando chegar a um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre os princípios de segurança na Europa há 30 anos, mas, em resposta, tem enfrentado enganos, mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança, apesar dos protestos de Moscou, está em constante expansão e se aproximando das fronteiras russas.
Comentar