"Quanto aos encontros sobre a chamada 'fórmula de paz' de Zelensky, tanto quanto sabemos, Kiev ainda está tentando, sem sucesso, atrair países neutros e organizações internacionais para a implementação dos pontos de seu plano", disse o diplomata.
Segundo disse Nebenzya, não há indícios de ter conseguido envolver a ONU nesta discussão, especialmente porque o secretário-geral da organização, António Guterres, tem repetidamente falado sobre o compromisso com o princípio da imparcialidade e equidistância nesta questão.
O representante permanente da Rússia disse também à agência que o secretário-geral da ONU e sua equipe não têm instrumentos para resolver problemas sistêmicos como a implementação da parte russa do "acordo de grãos".
"Infelizmente, deve-se dizer que mesmo os [representantes] da ONU tiveram que reconhecer publicamente que o secretário-geral e sua equipe 'não têm alavancas' para resolver problemas sistêmicos, embora eles realmente se esforcem", disse Nebenzya.
17 de setembro 2023, 13:29
Ao mesmo tempo, segundo ele, o lado russo "não está de braços cruzados" e segue prestando assistência real aos países menos desenvolvidos da África, da Ásia e do Oriente Médio.
Apesar das sanções ocidentais, as exportações russas de grãos vêm crescendo. Durante este ano, a Rússia já exportou 60 milhões de toneladas de grãos, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Agricultura da Rússia.