Ciência e sociedade

Geladeira romana antiga desenterrada na Bulgária com vinho e ossos de animais ainda dentro (FOTOS)

Ao escavar um antigo acampamento militar romano na Bulgária, os arqueólogos da Universidade de Varsóvia desenterraram um achado raro, e relacionável – uma geladeira abastecida.
Sputnik
Arqueólogos estavam escavando as ruínas de Novae, uma fortaleza militar da era romana, quando descobriram tubos de água de chumbo e cerâmica, diz o comunicado da Universidade de Varsóvia.
Ao lado dos canos de chumbo, eles encontraram uma antiga "geladeira", uma unidade de armazenamento de alimentos feita com placas de cerâmica, disse o arqueólogo principal Piotr Dyczek.
Geladeira romana antiga desenterrada na Bulgária

"A descoberta de tais 'refrigeradores' é rara, porque eles raramente sobrevivem a reconstruções de edifícios", apontou Dyczek.

Escavações em Novae, de acordo com comunicado, também descobriram ruínas de um quartel de madeira ligado às primeiras tropas romanas permanentemente estacionadas no campo, o mais antigo poço conhecido do campo e uma fornalha do século IV.
Utensílios encontrados na antiga geladeira romana
Além disso, pesquisadores também desenterraram um raro conjunto de vasos para beber vinho com uma coloração preta e um pequeno pingente de prata na forma de um rato detalhado. As fotos mostram estes artefatos.
Pingente de rato, desenterrada na Bulgária
Comentar