Fragatas maiores e mais avançadas
A China lançou uma versão maior e mais avançada da sua maior fragata no fim de agosto, de acordo com o informado pelo jornal South China Morning Post. A nova fragata Type 054B poderia ser equipada com um sistema de propulsão elétrica integrada, um radar mais avançado com melhor capacidade de detecção e um sistema combinado de energia a diesel e a gás que a torna mais difícil de detectar.
A nova fragata tem um deslocamento de cerca de 6.000 toneladas métricas - 2.000 toneladas mais pesada do que a atual 054A. Ela também está equipada com um canhão principal de 100 mm, que substituirá o canhão de 76 mm da 054A. O novo navio tem cerca de 147 metros de comprimento e 18 metros de largura, enquanto o 054A tem 134,1 metros de comprimento e 15,2 metros de largura.
O Type 054B navega mais rápido, vai mais longe e é mais difícil de detectar, o que o torna melhor em tarefas antissubmarino. Ele poderá ser usado como escolta de porta-aviões.
A China está atrasada na guerra antissubmarino, que é vital para a defesa de porta-aviões de longo alcance, de acordo com os especialistas ocidentais.
A nova fragata passará por testes no mar após a conclusão da construção. Dois dos navios estão sendo equipados em estaleiros em Xangai e Guangzhou.
Novo motor de helicóptero
A China apresentou um motor de helicóptero com eixo turbo de 1.100 kW em uma exposição de helicópteros em Tianjin na semana passada. O motor de alta potência, exibido pela primeira vez, é fundamental para o desenvolvimento de helicópteros médios e pesados da China, disse um especialista militar chinês à Reuters.
A China ainda está atrasada no desenvolvimento de helicópteros grandes, que podem transportar mais armas e cargas. Eles também podem desempenhar um papel fundamental no transporte de pessoal e equipamentos em cenários de conflito, segundo o artigo da Reuters.
Motor mais potente para caça furtivo
A China está realizando testes de voo em pequena escala para seu caça J-20 equipado com novos motores WS-15. Em julho, a aeronave voou com dois motores WS-15 de produção chinesa, segundo a mídia.
O motor novo, que substitui o antigo WS-10C, deve dar ao J-20 mais impulso, maior velocidade, a capacidade de voar à velocidade supersônica sem usar pós-combustão, que consome muito combustível, e terá um alcance maior.
Isso poderia colocar as bases dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Japão e na ilha de Guam dentro do alcance do J-20, disse outro relato da mídia.
Espera-se que em seguida sejam realizados testes em maior escala.
Motores mais potentes provavelmente também estão em desenvolvimento, de acordo com o South China Morning Post.
Porta-aviões se prepara para testes no mar
A China está nos estágios finais da preparação de seu terceiro porta-aviões, mas o primeiro de projeto e fabricação nacional – o Fujian – para testes no mar, uma etapa fundamental antes de o navio de guerra entrar em serviço operacional.
Imagens on-line do navio de propulsão convencional em construção, que está em um estaleiro em Xangai, mostram que os galpões de construção por cima dos três trilhos do sistema de lançamento de aeronaves por catapulta eletromagnética — a principal característica do porta-aviões – foram removidos recentemente.
Isso sugere que o porta-aviões provavelmente se juntará à Marinha do Exército de Libertação Popular dentro de dois anos, conforme planejado, segundo o comunicado do jornal South China Morning Post.
Possível modernização dos navios de assalto anfíbio
Fotografias na Internet e reportagens da mídia revelaram mudanças no processo de fabricação do navio de assalto anfíbio Type 075 da China.
Novas evidências sugerem que o navio pode ser modernizado com um sistema de propulsão elétrica integrado, como o do navio Fujian, o que aumentaria sua capacidade de ataque aéreo, segundo a mídia.