Ciência e sociedade

Antigas tabletes descobertas na Turquia revelam uma língua indo-europeia anteriormente desconhecida

A decifração desta escrita ainda está em andamento, e pesquisadores antecipam que a descoberta fornecerá informações inestimáveis sobre a rica história linguística da península de Anatólia no final da Idade do Bronze.
Sputnik
Uma descoberta surpreendente foi feita durante escavações em curso no sítio arqueológico de Bogazkoy-Hattusha – Patrimônio Mundial da UNESCO.
Este local histórico, outrora a capital do formidável Império Hitita durante o final da Idade do Bronze, tem sido uma fonte de inúmeros artefatos antigos por mais de um século. No entanto, a escavação deste ano revelou uma descoberta inesperada – uma língua indo-europeia anteriormente desconhecida.

O professor Daniel Schwemer, renomado especialista no antigo Oriente Médio, liderou a pesquisa desta descoberta notável. A língua, provisoriamente referida como a "língua kalasma", foi encontrada dentro de um texto ritual hitita no local da escavação.

Ciência e sociedade
Desenterram na Turquia tabuleta cuneiforme de 3.800 anos usada para comprar uma cidade (FOTO)
O Império Hitita, conhecido pelo seu fascínio em registro de rituais em línguas estrangeiras, deixou uma intricada tapeçaria linguística que lança luz sobre a diversidade linguística da Anatólia do final da Idade do Bronze.
Embora o texto kalasmaico permaneça em grande parte incompreensível devido à sua recente descoberta, Elisabeth Rieken, professora da Universidade de Marburg, determinou que a língua pertence a um ramo das línguas anatólias da família linguística indo-europeia.
Comentar