Ciência e sociedade

Vai um blush aí? Loja de joias e cosméticos de 2.000 anos é desenterrada na Turquia (FOTOS)

Durante uma escavação na antiga cidade romana de Aizanoi, no oeste da Turquia, arqueólogos desenterraram restos de uma loja de cosméticos e joias de 2.000 anos no mercado da cidade.
Sputnik
Pesquisadores descobriram a loja na área da ágora a leste do Templo de Zeus. Foi possível identificar o tipo da loja por causa de muitos frascos de perfume, contas de acessórios decorados como alfinetes de cabelo, colares e kits de maquiagem ainda contendo sombra para olhos de cores vibrantes e blush, com quase todos eles em tons de vermelho e rosa.
"Sabemos que os antigos romanos guardavam suas sombras para olhos e blushes em conchas de ostra e encontramos inúmeras conchas de ostras nas lojas onde estávamos conduzindo escavações", disse o professor Gokhan Coskun, chefe do Departamento de Arqueologia da Universidade de Dumlupinar, escreve Daily Sabah.
Produtos de maquiagem da era romana desenterrados na antiga cidade de Aizanoi, na Turquia.
O professor disse que os arqueólogos descobriram produtos de maquiagem de dez cores diferentes e distintos tipos de acessórios de cabelo e joias.
Aizanoi, cuja história remonta a 3.000 a.C., foi o principal assentamento do povo aizanite que habitava na antiga Frígia. No período helenístico, a região se alternava entre ser controlada por Pérgamo e Bitínia, mas caiu no domínio romano em 133 a.C.
Comentar