A Guarda Costeira filipina cumpriu uma ordem presidencial para remover as barreiras, que bloqueavam o acesso de embarcações de pesca ao baixio Scarborough, de acordo com o comunicado do portal.
"A barreira representava um perigo para a navegação, o que viola as leis internacionais", disse o porta-voz da Guarda Costeira, comodoro Jay Tarriela, segundo o The Manila Times.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas prometeu tomar medidas para "proteger a soberania" do país.
Conforme relatado anteriormente, as lanchas de patrulha das Filipinas descobriram no domingo (24) as barreiras, com cerca de 300 metros de comprimento, na área do baixio Scarborough, ao norte do qual a Guarda Costeira chinesa estava tentando impedir a passagem de pescadores filipinos.
A China reivindica 90% do mar do Sul da China, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas. Pequim se apoderou do baixio Scarborough em 2012 e forçou os pescadores das Filipinas a navegar mais longe, o que resultou em uma menor quantidade de pesca.
Pequim também disputa com Manila a área em torno do BRP Sierra Madre, um navio americano da Segunda Guerra Mundial encalhado intencionalmente pelas forças filipinas em 1999 para exigir o controle sobre a região.