Operação militar especial russa

Finlândia pisoteia status neutro e reputação ao se juntar ao projeto antirrusso dos EUA, diz Lavrov

Nesta terça-feira (26), o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, chamou de "grosseiro" o comunicado da ministra das Relações Exteriores finlandesa, Elina Valtonen, sobre as sanções contra a Rússia, dizendo que Helsinque estava se tornando uma das líderes da campanha ocidental contra a Rússia.
Sputnik
As sanções ocidentais "realmente prejudicam as pessoas comuns" e os russos percebem que "há um preço a pagar por travar uma guerra tão injusta", afirmou Elina Valtonen, na segunda-feira (25), citada pelo jornal The Washington Post.
"Estou surpreso com a rapidez com que a Finlândia pisoteou seu status neutro e sua reputação e se juntou ao projeto antirrusso dos Estados Unidos [...]. A declaração [de Valtonen] é absolutamente grosseira", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa conjunta após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores tunisiano, Nabil Ammar.
"Gostaria de enfatizar mais uma vez que a Finlândia está se movendo em um ritmo alucinante para a vanguarda da campanha antirrussa e russofóbica do Ocidente", acrescentou o ministro russo.
Lavrov também chamou Valtonen de "diplomata inexperiente" ao falar sobre os motivos da imposição das sanções ocidentais, acrescentando que a ministra das Relações Exteriores da Finlândia "queria que o povo russo se levantasse contra seu próprio governo".
Panorama internacional
Erdogan relaciona adesão da Suécia à OTAN à entrega de caças F-16 pelos EUA: 'Cumprir promessa'
A Finlândia e a Suécia, após o início da operação militar da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022, solicitaram adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em maio de 2022. A Finlândia tornou-se o 31º membro da OTAN em 4 de abril de 2023. O pedido da Suécia ainda não foi aprovado pela Hungria e pela Turquia.
Comentar