- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan relaciona adesão da Suécia à OTAN à entrega de caças F-16 pelos EUA: 'Cumprir promessa'

© AFP 2023 / Ed JonesO presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
A pressão de Ancara para a entrega dos caças ganhou novo impulso após líder no Senado norte-americano, contrário à ideia, ter sido afastado do cargo por escândalo de corrupção.
Discursando a repórteres hoje (26) ao voltar do Azerbaijão, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, discutiram a candidatura de Estocolmo na semana passada, em Nova York.

"Se eles [os EUA] cumprirem as suas promessas, o nosso parlamento também cumprirá a sua própria promessa. O parlamento turco terá a palavra final sobre a adesão da Suécia à OTAN", afirmou o líder segundo a Bloomberg.

Ancara quer uma resolução rápida para os F-16 de Washington, onde os legisladores norte-americanos liderados pelo senador democrata de Nova Jersey, Bob Menendez, bloquearam até agora o progresso nas negociações.
Dois F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA voam em formação durante uma missão de apoio à Operação Allied Force da OTAN, 20 de abril de 1999 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Panorama internacional
EUA dizem que 'esperanças' da Turquia sobre F-16 dependem da adesão sueca à OTAN: 'Há muito em jogo'
Entretanto, as acusações de corrupção contra o senador na semana passada criaram uma vantagem que a Turquia quer aproveitar, disse Erdogan, segundo a mídia. Menendez deixou temporariamente o cargo de presidente do Comitê de Relações Exteriores por conta das acusações.
A Suécia quer aderir à OTAN e apresentou um pedido no início de 2022, junto à vizinha Finlândia, que foi acolhida na aliança em abril. Todos os Estados-membros têm de chegar a acordo sobre os recém-chegados, mas a Turquia é a principal resistência ao lado da Hungria, para adesão.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sai de um salão após suas conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, no resort russo de Sochi, no Mar Negro, Rússia, 4 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Panorama internacional
'UE se esforça para romper laços e Turquia pode se separar do bloco europeu', diz Erdogan
Além dos caças, recentes queimas do Alcorão em território sueco também são um obstáculo para adesão de Estocolmo, com Ancara sugerindo que o país escandinavo tem que proibir a ação em seu país para se tornar membro da Aliança Atlântica, conforme indicou o próprio Erdogan em meados de agosto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала