Ciência e sociedade

Túmulo de imperador chinês do século VI é descoberto na China (FOTOS)

O Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, na sigla em inglês) acaba de anunciar a descoberta do túmulo do imperador Xiaomin da dinastia Zhou perto da cidade de Xianyang, no centro-norte da China.
Sputnik
Arqueólogos que conduziam escavações adjacentes à via expresso do aeroporto na cidade de Xianyang descobriram o túmulo M655, que se verificou pertencer ao imperador Xiaomin.
As escavações revelaram uma vala de 147 metros de comprimento, levando a um túmulo orientado no sentido norte-sul.
O túmulo do imperador Xiaomin da dinastia Zhou perto da cidade de Xianyang, no centro-norte da China
O túmulo possui uma única câmara, a uma profundidade de dez metros, contendo ofertas funerárias como vasos de cerâmica e figuras representando guerreiros, unidades de cavalaria, um camelo e criaturas indiscerníveis.
Artefatos do túmulo do Imperador Xiaomin descobertos por arqueólogos perto de Xianyang, na China
Além disso, a equipe de arqueólogos descobriu uma pedra epitáfio com uma inscrição vagamente traduzida como: "Renshen em outubro do segundo ano do túmulo de Gongyu Wenjue, senhor de Lueyang, Dinastia Zhou" - referindo-se ao nome de nascimento de Yuwen Jue.
O imperador Xiaomin (nome de nascimento: Yuwen Jue) foi o fundador da dinastia Zhou do Norte da China, liderada por Xianbei, que viveu de 557 a 581. Esta dinastia sucedeu à dinastia Wei Ocidental e acabou sendo derrubada pela dinastia Sui.
Essa é a segunda tumba imperial da dinastia Zhou do Norte a ser descoberta após a tumba do Imperador Wu da dinastia Zhou do Norte.
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem antigo colar maia dos séculos VII-IX feito de concha no México (FOTO)
Comentar