Notícias do Brasil

Brasil quer aumentar pedido de caças Gripen; transporte militar KC-390 entra na negociação

O governo federal estuda aumentar o pedido de caças Gripen, de produção sueca, para 50 modelos. Como contrapartida, o Ministério da Defesa pretende discutir a venda dos transportes militares da Embraer KC-390.
Sputnik
Firmado em 2015, o acordo comercial entre os dois países prevê a produção e venda de 36 modelos da frota Saab Gripen. Inicialmente a Força Aérea Brasileira queria expandir o número encomendado para 66.
No entanto, os parâmetros estabelecidos no contrato apenas permitem um aditivo equivalente a no máximo 25% do valor da compra, ou 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 17,7 bilhões). Logo, para que não seja preciso realizar novos procedimentos de licitação, o número de caças multifuncionais foi reduzido para 50.
Notícias do Brasil
Linha de produção de jatos Gripen pode converter Brasil em centro de exportação na América Latina

Brasil quer oferecer modelo da Embraer

Dentro das negociações, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que viajará a Estocolmo no próximo mês para propor a venda do transporte militar KC-390, da Embraer, capaz de realizar transporte de carga e reabastecimento no ar.
O modelo brasileiro tem ganhado popularidade nas nações europeias. Portugal e Holanda já realizaram a compra de cinco modelos do transporte, enquanto a Hungria comprou duas unidades. Já a Aústria negocia a compra de quatro KC-390.
Atualmente o mercado europeu está dominado por cargueiros americanos C-130 Hércules em diferentes estágios de desgaste. O modelo estadunidense realiza as mesmas funções que o KC-390, no entanto tem uma capacidade menor de carga.
Embraer lança testes de voo do 1º KC-390 da Força Aérea Portuguesa (VÍDEO)
Comentar