"Esses debates só vão aumentar daqui para frente, graças à falta de habilidade dos Estados Unidos com esses temas. Esperamos que no próximo ano, com a assunção oficial dos novos membros do BRICS, possamos ter um avanço concreto [na desdolarização mundial]", diz o especialista em conversa com a jornalista Melina Saad, da Sputnik Brasil.
"Enquanto a Rússia detiver a presidência do BRICS, fará de tudo para que os países-membros entendam quais são as perspectivas de seus desenvolvimentos", afirmou Putin.
Comercialização de petróleo em outras moedas
"Ademais, Brasil e Rússia se destacam na exportação de insumos, a Índia oferta mão de obra a um baixo custo e a China figura como a segunda maior economia global. Isso tem peso nos futuros acordos comerciais com o G7", aponta, em entrevista à Sputnik Brasil.
Referência em energia nuclear
Ampliação de empréstimos
"Vivemos uma etapa de conflitos geopolíticos e sanções desenfreadas, que levam ao protecionismo e à insegurança. [...] Mas também é um momento de grande oportunidade para o crescimento do Sul Global, se soubermos enfrentar os desafios. Nesse contexto, o BRICS se torna ainda mais relevante para modificar esse panorama."