O Ministério da Cultura e Turismo anunciou que uma estátua de javali em tamanho real, feita de calcário, foi encontrada na "estrutura D" de Gobeklitepe, escreve Daily Sabah.
O objeto, que mostra vestígios de pigmentos vermelhos, brancos e pretos em sua superfície, foi a primeira escultura pintada desse período encontrada até os dias de hoje.
O sítio arqueológico está localizado em Sanliurfa e apresenta relíquias que datam de há 12.000 anos.
A primeira estátua pintada e uma das estátuas mais realistas foram desenterradas nos sítios arqueológicos de Gobeklitepe e Karahantepe na Turquia. Novas descobertas surgiram na província de Sanliurfa, no sudeste da Turquia, de acordo com o Ministério da Cultura e Turismo.
Já em Karahantepe, que é considerado um dos assentamentos mais importantes do período neolítico, foi desenterrada uma estátua humana.
A estátua tem 2,3 metros de altura e é um dos exemplos mais impressionantes de arte pré-histórica com uma expressão facial realista que parece estar sentada em um banco fixado ao chão. Na figura aparecem destacadas as costelas, a coluna vertebral e os ossos do ombro.