De olho no mercado latino-americano, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lançou a campanha "Disfruta un Brasil Espectacular" (Desfrute de um Brasil Espetacular, em tradução livre), que busca destacar diferentes atrativos para além das praias e da natureza, que são os destinos mais procurados por turistas estrangeiros, e diversificar a oferta dos destinos acessíveis para os turistas da região.
A peça começou a ser veiculada nesta semana na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia, no Uruguai e no México, países que mais enviam turistas para o Brasil, sendo a Argentina o principal deles. Em 2023, mais de 2,1 milhões de turistas dessas seis nacionalidades visitaram o Brasil, sendo 1,4 milhão argentinos.
Gastronomia, destinos LGBTQIAP+ e afroturismo, entre outras atrações, estão na campanha, que faz parte de uma estratégia nacional associada à ampliação da malha aérea para os principais países encaminhadores de turistas para o Brasil.
Entre as novas rotas estão as que conectam Buenos Aires a Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB), Navegantes (SC), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), previstas ainda para este ano.
Por meio de parcerias com companhias aéreas, a previsão é que até janeiro de 2024 o número de voos aumentará em 36%, saindo de 208 para 283 semanais. O Centro-Oeste terá o maior aumento, de 113%, saindo de 23 para 49 voos semanais. Entre janeiro e março de 2024, estima-se aumento de 57% de pousos e decolagens, na comparação com o mesmo período deste ano.