Panorama internacional

Mídia: Ucrânia entra em estado de pânico com destituição de McCarthy

Artigo publicado no site Politico destaca que autoridades ucranianas consideram um desastre a destituição de Kevin McCarthy, que compromete ainda mais o futuro da assistência americana a Kiev.
Sputnik
Autoridades ucranianas estão em estado de pânico em relação ao futuro da ajuda americana à Ucrânia após a deposição do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy.
É o que afirma um artigo da jornalista Veronika Melkozerova, publicado nesta quarta-feira (4), no site Politico, que cita fontes do governo ucraniano.
"Estamos enlouquecendo. Isso é um desastre", disse a deputada ucraniana Ivanna Klympush-Tsintsadze, que preside o Comitê Parlamentar da Ucrânia para a Integração da Ucrânia na União Europeia.
Panorama internacional
Derrota de McCarthy na Câmara piora caos no governo dos EUA, diz revista
O artigo destaca que, com a saída de McCarthy, toda a assistência futura dos EUA à Ucrânia está no limbo. A articulista aponta que, em declarações públicas, Kiev procura minimizar o impacto da crise política americana na Ucrânia. Porém nas conversas privadas reinam o medo e a confusão.

"Não há nada de bom nisso, simplesmente nos tornamos reféns de sua política interna [dos EUA]", admitiu o deputado Yaroslav Zheleznyak, em uma conversa.

Na terça-feira (3), a Câmara dos Representantes dos EUA destituiu Kevin McCarthy, por 216 votos a 210. Foi a primeira vez na história dos EUA que um presidente da Câmara foi destituído do posto. O deputado Patrick McHenry, republicano da Carolina do Norte, assumiu o posto de forma interina.
Comentar