Panorama internacional

Recursos energéticos da Rússia asseguraram por muito tempo prosperidade da Europa, diz Putin

Os recursos energéticos da Rússia asseguraram por muito tempo a prosperidade da Europa, mas agora os países da União Europeia estão tentando abandonar completamente essas fontes energéticas. Assim, toda a sua economia está estagnada, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na sessão plenária do Fórum Internacional da Semana de Energia Russa.
Sputnik

"Como sabem, os países europeus desistiram efetivamente de nossos recursos energéticos, não completamente, mas estão tentando fazê-lo, estão tentando abandonar nossas fontes de energia, as quais durante muitos anos asseguraram o bem-estar econômico e social da UE. Claro que não a 100%, mas foram um elemento muito sério desse bem-estar", disse o líder russo nesta quarta-feira (11).

Além disso, em seu discurso, Vladimir Putin observou que os europeus pagam agora muito mais pelo fornecimento de petróleo e gás, o que tem levado à estagnação da economia da UE e mesmo a um crescimento negativo da produção industrial desde março deste ano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo afirmou que a Rússia seguirá dando um contributo significativo para o equilíbrio do mercado global de energia e cooperando com os países interessados.
As ações do Ocidente causaram uma desordem no mercado global de energia, incluindo no do petróleo, e isso afeta toda a economia mundial, disse Putin.

"As ações de alguns de nossos colegas, as elites ocidentais, provocaram uma bagunça no mercado global de energia, incluindo o mercado de petróleo. Os efeitos negativos de tais ações politizadas estão afetando toda a economia mundial, algo que agora tem que ser corrigido, é claro, pelos participantes responsáveis do mercado", apontou o líder russo.

Ele destacou também que a Rússia seguirá dando uma contribuição significativa para equilibrar o mercado mundial de energia, desenvolvendo parcerias, cooperando com os países que querem e estão interessados nisso.
Putin expressou a confiança de que esse trabalho de correção do mercado beneficiará todos os participantes, garantindo o bem-estar dos povos por muitos anos.
Assim, para a estabilidade do mercado mundial é necessária uma cooperação em condições transparentes e abertas, é nessa lógica que a Rússia trabalha no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), disse o presidente russo.
Ele observou que a Rússia se baseia principalmente na dinâmica objetiva de mercado em relação à demanda e oferta de petróleo, bem como nos programas de investimento do setor.

"É por isso que os estados membros da OPEP+ cumprem plenamente as obrigações assumidas e enfrentam com sucesso todos os desafios", acrescentou Putin.

Durante seu discurso, líder russo falou também sobre a esfera da energia hidrelétrica. Assim, com a participação da empresa russa RusHydro, mais de 350 infraestruturas hídricas foram projetadas e construídas em 54 países.

"Hoje, a empresa [RusHydro] entrega suas soluções tecnológicas para 17 países, incluindo países da África, Oriente Médio, Ásia Central e América Latina, aumenta a transferência de tecnologia e fornece engenharia para toda a vida útil das usinas, que é de 50 a 70 anos."

A empresa conclui contratos de longo prazo que ajudam a estabelecer laços fortes não apenas entre empresas, mas também entre países, enfatizou.
Operação militar especial russa
Estratégia de Putin de drenar Ocidente na Ucrânia está produzindo resultados, admite mídia
Comentar