"Foi um sucesso total, nos três dias de trabalho foram assinados 16 documentos de trabalho e de cooperação. A verdade é que a relação entre a Rússia e a Venezuela está em seu nível mais alto, nunca antes visto", afirmou o presidente Maduro em seu programa de televisão, "Con Maduro +", transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión.
Os 16 novos acordos se expandem por uma grande variedade de setores, como esportes, petróleo, educação, propriedade intelectual, transporte marítimo, turismo, informação e outros. A história de cooperação bilateral entre os dois países se estende pelos últimos 20 anos.
Dentre eles se destacam tratados assinados entre a petrolífera estatal venezuelana PDVSA e as empresas de engenharia russas ODK, pertencente ao consórcio Rostec, que realizará a manutenção de turbinas de bombeamento, e Rosgeologiya, que realizará a prospecção de novas jazidas no país sul-americano.
Também foram assinados memorandos entre os ministérios da Educação de ambos os países para cooperação em projetos de ensino médio, técnico, de aperfeiçoamento e profissional.
No âmbito da cultura, o Teatro Bolshoi formalizou uma parceria com a Fundação de Teatro Teresa Carreño, e um busto do poeta russo Aleksandr Pushkin será instalado no parque Ezequiel Zamora, localizado em Caracas.
"Sem dúvida, este é um gesto de amizade que valorizamos muito", disse o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak.