Panorama internacional

Representantes de organização humanitária revelam situação real em Gaza (FOTOS)

O representante da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, Neebal Farsakh, comentou à Sputnik a situação no posto de controle em Rafah.
Sputnik
De acordo com Farsakh, até o momento, a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino não foi informada sobre a abertura do posto de controle de Rafah para ajuda humanitária na Faixa de Gaza, apesar de serem responsáveis pela ajuda.

"Seguimos aguardando a notificação especial sobre a abertura do posto de controle para que nossas equipes possam chegar, levar e distribuir a ajuda de maneira segura à população", afirmou.

Mohammad Al-Fetyani, outro representante da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, afirmou à Sputnik que todos estão ansiosos por um acordo, e para que o posto de controle seja aberto.
"Caminhões com ajuda humanitária estão parados no lado egípcio. Estão prontos para ir ao seu destino a qualquer momento. Mas estamos aguardando a abertura da fronteira e a garantia de segurança", afirmou.
Ele também ressaltou que hospitais e estradas estão sendo bombardeadas, e que a região se tornou perigosa até mesmo para as ambulâncias, lembrando que quatro funcionários da sociedade já foram mortos.
"É importante que nossos comboios possam chegar em segurança aos centros de distribuição e hospitais", destacou.
Segundo ele, as pessoas estão precisando muito de ajuda, e a saúde está precária, além de haver escassez de combustível e bens essenciais na região.
"Se um acordo for possível, e todos os carros estacionados no lado egípcio puderem viajar à Faixa de Gaza, todo o fornecimento se esgotará rapidamente. A necessidade é tanta que não durará muito tempo", observou.
"Abrir o posto de controle por algumas horas já seria importante, mas não seria suficiente para entregar os suprimentos necessários", ressaltou.
Panorama internacional
Israel condiciona ajuda humanitária a Gaza à libertação de reféns do Hamas, diz mídia
Comentar