Os membros republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos querem uma autorização militar que permitiria ao presidente Joe Biden atacar as "forças de procuração" apoiadas pelo Irã em todo o Oriente Médio se a guerra Israel-Hamas se transformar em um conflito regional mais amplo.
Israel está neste momento fazendo um bombardeio aéreo contra os palestinos na Faixa de Gaza, após uma entrada violenta do Hamas em Israel. Hamas também segue lançando foguetes contra Israel.
Mike McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores do órgão legislativo norte-americano, disse na terça-feira (17) ao portal Defense News que o projeto de lei seria para o caso de o Hezbollah intensificar seus ataques a Israel. Apesar de querer "nunca ter que apresentar esse projeto de lei", ele sublinhou que tal autorização militar teria como alvo grupos específicos alinhados ao Irã, "sem restrições geográficas", escreve a mídia.
Gregory Meeks, o principal democrata do Comitê de Relações Exteriores, por sua vez, crê que o projeto de lei seja "prematuro".
"Se houver necessidade de uma autorização de uso de força militar, o governo [de Joe Biden] a apresentará", disse Meeks.
"O governo está trabalhando arduamente agora para [...] dar avisos severos ao Irã e ao Hezbollah, que é o que se deve fazer para tentar diminuir a escalada. Portanto, não acho que precisemos escalar a situação."