Durante entrevista aberta à imprensa realizada em Jidá, Hossein Amir-Abdollahian, atual Ministro das Relações Exteriores do Irã, deu fortes declarações acerca da situação do Oriente Médio, que vive tensão após forte escalada da guerra entre Israel e Palestina.
"A região está em um estado de crise, como um pavio aceso. Existe o perigo de ocorrer uma explosão e de a situação se tornar incontrolável. Esperamos ver, da forma mais rápida possível, o fim dos crimes militares cometidos contra os habitantes da Faixa de Gaza", completou o chanceler.
Amir ainda complementou as críticas, afirmando que eram "ridículas" as declarações de Jerusalém e Washington de que os ataques ao Hospital Batista al-Ahli fossem de autoria dos palestinos.
A OIC também foi dura acerca da visita do presidente dos EUA, Joe Biden, ao premiê israelense, Benjamim Netanyahu.
O Ministério da Saúde da Palestina informou que, como consequência do ataque ao Hospital al-Ahli, 471 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas, na sua maioria crianças e mulheres.
O Ministério das Relações Exteriores da Palestina declarou que o evento se tratava de um bombardeio vindo de aviões israelenses.