Notícias do Brasil

Lula demite presidente da Caixa e entrega comando do banco a aliado de Lira e do centrão

Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante entrevista. Brasília, 14 de julho de 2023
O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (25) a troca do comando da Caixa Econômica Federal após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a dirigente do banco, Rita Serrano.
Sputnik
O economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado pelo centrão, vai assumir o cargo. Funcionária da Caixa desde 1989, Serrano foi nomeada presidente em janeiro. Em nota, a Secretaria de Comunicação agradeceu o trabalho à frente da Caixa.

"Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e [a] retomada do papel do banco em diversas políticas sociais", disse a pasta.

Já com relação a Vieira, a expectativa é de continuidade da atuação do banco frente ao aumento da oferta de crédito na economia e na execução de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.
O indicado pelo presidente eleito Lula para o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília (DF), 13 de dezembro de 2022
Notícias do Brasil
Haddad anuncia presidentes da Caixa e Banco do Brasil e confirma nomeação de 2 mulheres

Aliado de Lira

O economista é aliado do presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP-AL). Há meses, partidos do centrão cobiçavam o cargo que foi pedido ao presidente Lula em troca de apoio do grupo político no Congresso Nacional, onde o governo sofre com a aprovação de projetos.
Além disso, desde julho o bloco de partidos já pedia o comando dos Correios e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Lula e Lira também devem conversar ao longo da semana sobre eventuais substituições para as vice-presidências da Caixa.
No último mês, em meio à aproximação do governo Lula com o centrão, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram, respectivamente, o Ministério do Esporte e o Ministério de Portos e Aeroportos.
O movimento chegou a ser criticado pela base do presidente, principalmente o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem em seu quadro o vice de Lula, Geraldo Alckmin.
Notícias do Brasil
Especialistas: relação de Lula com Congresso depende cada vez mais de negociações 'no varejo'
Já Carlos Antônio Vieira Fernandes é servidor de carreira da Caixa e chegou a presidente do fundo de pensão dos funcionários do banco, além de exercer cargos na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Em entrevista à Sputnik Brasil este mês, o cientista político da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Geraldo Tadeu Monteiro lembrou que o centrão sempre foi o esteio da governabilidade de todos os governos democráticos, e sua heterogeneidade um desafio nas negociações com o Executivo, que têm ficado mais tensas.

"As negociações com esses aglomerados de pessoas e interesses sem compromisso ideológico sempre existiram, mas com os anos turbulentos de Bolsonaro esse jogo está mais explícito e aberto", disse Monteiro.

Comentar