Os sistemas russos de defesa antiaérea abateram dois mísseis de longo alcance ATACMS lançados pela Ucrânia nas últimas 24 horas, informou nesta quarta-feira (25) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Os sistemas de defesa antiaérea abateram dois aviões MiG-29 ucranianos, bem como um avião de ataque Su-25 e um avião de treinamento e combate L-39 da Força Aérea da Ucrânia perto das localidades de Krasnoarmeisk, na República Popular de Donetsk; Kazachyi Lageri, na região de Kherson; e Sinelnikovo, na região de Dnepropetrovsk", relatou o ministério.
"Nas últimas 24 horas, foram interceptados dois mísseis tático-operacionais ATACMS fabricados nos EUA, um míssil S-200 modificado para atingir alvos terrestres, e também dois mísseis antirradar HARM e dois foguetes Himars fabricados nos EUA", disse o comunicado.
Além disso, as forças de defesa antiaérea russas destruíram 51 drones ucranianos nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, nas regiões de Zaporozhie, Kherson e de Carcóvia, acrescentou o órgão russo.
Enquanto isso, nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, na República Popular de Donetsk, o Exército russo eliminou cerca de 270 militares, seis carros, um tanque e um obuseiro D-30, continuou.
Já na direção de Kupyansk, o agrupamento de tropas Zapad (Ocidente) e o agrupamento Tsentr (Centro), na direção de Krasny Liman, eliminaram cerca de 170 militares ucranianos, dois veículos de combate da infantaria, cinco carros, dois veículos blindados de combate um obuseiro M777 produzido nos EUA, dois sistemas de artilharia autopropulsados Gvozdika e depósitos de munições das Forças Armadas da Ucrânia na região de Carcóvia e nas repúblicas populares de Lugansk e de Donetsk. As baixas ucranianas foram resultado de 18 tentativas de ataque sem sucesso, acrescentou o Ministério da Defesa.
"Além disso, um posto de comando e de observação do 15º regimento da Guarda Nacional da Ucrânia foi atingido perto do vilarejo de Serebryanka, na República Popular de Donetsk", referiu ele ainda.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 515 aviões militares ucranianos, 253 helicópteros, 8.271 veículos aéreos não tripulados, 441 sistemas de defesa antiaérea, 12.930 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.169 lançadores múltiplos de foguetes, 6.875 peças de artilharia de campanha e morteiros e 14.662 unidades de veículos militares especiais, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.