A notável estrutura, também conhecida como o Portão de Ciro, se estende por impressionantes 40 metros de comprimento, dez metros de largura, e possui uma espessura substancial de cinco metros, construída inteiramente a partir de uma combinação de tijolos e ladrilhos.
O portal monumental foi construído sob a ordem de Ciro, o Grande, fundador do Império Aquemênida de 550 a 330 a.C. A descoberta foi feita em um sítio arqueológico conhecido como Tall-e Ajori, onde são realizados trabalhos na última década.
Uma das técnicas de construção usadas na criação da estrutura é o uso extensivo de argamassa betuminosa, informa agência ISNA.
Notavelmente, as descobertas mais recentes trouxeram à luz uma impressionante variedade de tijolos esmaltados adornando todo o muro oriental do portão. Os painéis de azulejo retratam animais lendários, flores de oito pétalas e uma paleta de tijolos esmaltados em tons de branco, amarelo, azul e verde.
Parede oriental adornada com tijolos esmaltados do Portão de Ciro é desenterrada em Persépolis
© Foto / ISNA
A estrutura monumental antes dava acesso a um jardim real conhecido como Paraíso, que incluía um grande palácio que agora está em ruínas no local de Firuzabad.