A Índia comunicou formalmente à França sua decisão de adquirir 26 caças da variante naval do avião de combate Rafale para a Marinha indiana, anunciou na sexta-feira (27) a agência indiana PTI.
Espera-se que as negociações sobre preços e outros detalhes ocorram depois que o Ministério da Defesa da Índia receber uma resposta à carta que enviou à França, indicaram as fontes.
Em julho, o Ministério da Defesa da Índia aprovou a compra dos caças navais Rafale franceses, principalmente para serem utilizados a bordo do porta-aviões INS Vikrant, construídos na Índia. A Força Aérea da Índia também está considerando adquirir pelo menos mais dois esquadrões de tais jatos à montadora francesa Dassault Aviation.
Também nesse mês, a França e a Índia anunciaram uma série de projetos de cooperação em defesa, incluindo o desenvolvimento conjunto de motores de aeronaves a jato e helicópteros, e a construção de três submarinos Scorpene para a Marinha indiana.
Os laços de defesa entre a Índia e a França têm crescido nos últimos anos, devido à estratégia de Nova Deli de modernização de suas Forças Armadas.