Panorama internacional

'Putin está em melhor posição': EUA perdem luta pelo Oriente Médio para Rússia, diz analista

A postura do presidente russo Vladimir Putin em relação ao conflito israelo-palestino o deixou em uma posição superior à do seu homólogo norte-americano Joe Biden, que fracassou no Oriente Médio, disse o cientista político dos EUA, John Mearsheimer, em uma entrevista ao canal Judging Freedom no YouTube.
Sputnik
"Putin agora ganhou um lugar privilegiado em relação a essa questão, enquanto o governo Biden está atolado na lama", afirmou o cientista político dos EUA e professor da Universidade de Chicago, John Mearsheimer.
A postura da Rússia de apoiar a Solução de dois Estados e os argumentos de Putin a favor do respeito aos direitos dos palestinos e dos judeus israelenses repercutem positivamente em grande parte do mundo.
Na manhã de 7 de outubro, Israel sofreu um ataque com foguetes em escala sem precedentes a partir da Faixa de Gaza, perpetrado pelo braço militar do movimento palestino Hamas. Depois disso, combatentes do grupo entraram nas zonas fronteiriças no sul de Israel.
Panorama internacional
Operações do Exército israelense realizadas em Gaza seguem recomendações dos EUA, relata mídia
Por conta disso, Israel entrou em estado de guerra e os ataques aéreos foram iniciados. Em poucos dias, os militares assumiram o controle de todas as áreas povoadas perto da fronteira com Gaza e realizaram bombardeios contra alvos, incluindo civis.
Comentar