Panorama internacional

Israel solicita que Chile e Colômbia condenem oficialmente o Hamas

Apelo diplomático israelense acontece justamente depois dos países latino-americanos terem chamado de volta os seus embaixadores para consultas estratégicas em meio à guerra.
Sputnik
A convocação de embaixadores de países latino-americanos, após o anúncio do rompimento das relações oficiais da Bolívia com Israel, gerou certa frustração em Israel.
Chile e Colômbia ordenaram a saída de seus representantes oficiais de Tel Aviv. O presidente do Chile, Gabriel Boric, justificou o pedido por conta das "violações inaceitáveis ​​do direito internacional humanitário" por parte de Israel, enquanto o presidente colombiano, Gustavo Petro, acusou Israel de cometer um "massacre" contra os palestinos em Gaza.
Panorama internacional
Mídia: Hezbollah pode entrar em conflito contra Israel 'se Hamas estiver em seu último suspiro'
Agora, em comunicado oficial publicado hoje (1º), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (MRE) israelense, Lior Haiat, disse: "Israel apela à Colômbia e ao Chile para condenarem explicitamente a organização terrorista Hamas, que massacrou e raptou bebês, crianças, mulheres e idosos."
Além disso, Israel também pontuou que é necessário ver o apoio, por parte do Chile e da Colômbia, ao "direito de um país democrático de proteger os seus cidadãos", solicitando também que as nações do Sul Global apelassem à "libertação imediata de todos os reféns, não se alinhando à Venezuela e ao Irã no apoio ao terrorismo do Hamas".
Panorama internacional
Fracasso do Ocidente em 'apelo unificado' por cessar-fogo em Gaza impulsiona escalada regional
Comentar